Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Média aritmética ponderada

           Denpedendo da importância atribuída a algum dado, são associados a ele certos fatores de ponderação (pesos). É muito comun nas escolas se atribuir ponderação (pesos) ás notas. Por exemplo, em uma escola que varoliza o trabalho cooperativo em equipe, há três tipos de avaliação com pesos diferentes:
  • teste escrito: peso 1;
  • participação individual: peso 1;
  • participação no trabalho em equipe: peso 2.
Exemplo 1
Na escola de Gabriel, a média anual de cada matéria é calculada de acordo com os princípios da média ponderada. Considerando que o peso das notas esteja relacionado ao bimestre em questão, determine a média anual de Gabriel sabendo que as notas em Matemática foram iguais a:

1º Bimestre: 7,0
2º Bimestre: 6,0
3º Bimestre: 8,0
4º Bimestre: 7,5









 A média anual de Gabriel é correspondente a 7,3.
Exemplo 2
Buscando melhorar o atendimento ao usuário do sistema de saúde de um município, a prefeitura realizou uma pesquisa de rendimento satisfatório com 500 pessoas. As notas disponibilizadas aos entrevistados no intuito de avaliar o nível de satisfação compreendem a notas inteiras de 1 a 10. Veja os resultados na tabela a seguir:


A média de satisfação dos usuários do sistema de saúde do município em questão foi igual a 5,0.

Como você já viu, a média aritmédica dá uma ideia das caracteristicas de um grupo de numeros. Mas é importante destacar que em algumas situações a presença de um valor muito maior ou muito menor do que os demais faz com que a média aritmedica não consiga traçar o perfil correto do grupo.
Por exemplo: Um grupo de quatro pessoas com idades de 5 anos, 4 anos, 5 anos e 70 anos tem  como média de idade 21 anos (5 + 4 + 5 + 70 / 4 ).Essa média não dá ideia das caracteristicas do grupo.
Em casos como esse devemos usar outras medidas de tendência central, como a moda e a mediana, que veremos a seguir na proxima postagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário